EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles

O escritório Miralles Tagliabue - EMBT, dirigido por Benedetta Tagliabue, concluiu a construção da estação de trem e metrô Centro Direzionale di Napoli, uma estação central subterrânea que combina a geografia vulcânica natural da cidade com o masterplan da década de 1970, projetado por Kenzo Tange. O projeto explora as relações entre arte, arquitetura e arqueologia, dando ao local uma identidade reconhecível que contrasta com seu entorno e contexto histórico.

EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 2 de 45EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 3 de 45EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 4 de 45EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 5 de 45EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Mais Imagens+ 40

Em 2004, a cidade de Nápoles contratou arquitetos internacionais para projetar uma nova estação ferroviária para a linha metropolitana da cidade. A lista de arquitetos incluía Alvaro Siza, Karim Rashid, Domenique Perault e Sir Norman Foster, entre outros. No entanto, a proposta do EMBT foi selecionada para projetar a nova estação.

EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 6 de 45
© Paolo Fassoli

A nova estação faz parte das melhorias contínuas na infraestrutura da cidade. A complexa topografia do projeto e a maciça estrutura de cobertura oferecem aos pedestres diferentes níveis de espaços públicos que “permitem uma recepção física do presente e do passado da cidade e traçam os movimentos topográficos e a dinâmica da população local”. Os arquitetos usaram as estruturas de concreto pré-existentes do local, mas introduziram elementos de madeira e coberturas em forma de abóbada no topo, criando uma nova praça orgânica.

EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 12 de 45
© Paolo Fassoli
EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 14 de 45
© Paolo Fassoli
EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 15 de 45
© Paolo Fassoli
EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 27 de 45
© Paolo Fassoli
EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 34 de 45
© Paolo Fassoli
EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles - Imagem 36 de 45
© Paolo Fassoli

A empresa participou da 17ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza com uma instalação que detalha o pensamento do projeto por trás do Plateau Central, Masterplan de Clichy-Montfermeil, Paris. Viver dentro de um Mercado - O espaço fora de casa também apresentou uma série de modelos, desenhos, protótipos e colagens que ilustram os princípios de construção de comunidade e integração social que sustentam o projeto. A empresa também venceu a competição internacional para projetar o Conservatório de Música de Shenzhen, um dos dez edifícios culturais da nova era da cidade. A proposta vencedora caracteriza-se pelo diálogo gerado com o seu entorno, integrando música e arte na natureza com uma proposta de arquitetura orgânica e sustentável.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "EMBT divulga imagens da nova Estação Central de Nápoles" [New Images Reveal EMBT's Timber Central Station in Naples] 02 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970614/embt-divulga-imagens-da-nova-estacao-central-de-napoles> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.